Covid-19 Info Tracker aponta que São Carlos teve maior crescimento do número de óbitos

São Carlos (SP) é o município com o segundo maior crescimento do número de óbitos. A informação é do Covid-19 Info Tracker, ferramenta desenvolvida por Universidades Paulistas.

O incremento no número de pessoas que morreram de coronavírus foi de 8,47%, em comparação dos últimos sete dias com os outros setes anteriores.

O crescimento local foi menor apenas do que o de Itapeva, cidade que teve quase 29% de aumento.

Em São Carlos, o número de mortos por covid-19 passou de 59 para 64 na soma do intervalo de sete dias subsequentes. A contagem leva em consideração os casos ocorridos até 5 de dezembro.

O Covid-19 Info Tracker foi desenvolvido em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEMEAI).

Nos dados que mostram a evolução do número de casos, a ferramenta indica que São Carlos teve 7,8% mais casos na última semana. Passou de 4.232 casos nos sete dias antecedentes para 4.564 para os últimos sete dias. foi o oitavo município em crescimento de número de casos de covid-19.

Na classificação geral, São Carlos ficou na 15ª colocação entre os municípios pesquisados no quesito crescimento na testagem.

Entre os últimos sete dias e os sete dias anteriores houve aumento de 5,8%, passando de 20.690 para 21.893 exames realizados.

Entre os dados positivos, destaque para o crescimento do número de recuperados. São Carlos está na sétima colocação, com aumento de 5,4%, indo de 3.592 para 3.785.

Já o número de internados passou de 42 para 40, redução de 4,8% no período. Foi o 33º município na relação de 41 que apresentaram dados ou tiveram internações superiores a 30 no período pesquisado.

São Carlos acompanha o desempenho dos outros municípios paulistas quando o assunto é taxa de isolamento. Com 39% no último sábado, o índice está dentro da média do Estado de São Paulo.

O município paulista com mais pessoas em casa é São Sebastião (SP), com índice em 51%. O dado é do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), do Governo Estadual.

O número de casos para cada 100 mil habitantes, medida usada para comparar a incidência da doença em determinado espaço geográfico, aumentou de maneira significativa em são carlos, passando de 1.215 casos para cada cem mil para 1.811 para cada 100 mil.

A ferramenta online aponta que, no sábado havia 715 casos ativos de covid-19 em São Carlos.

O número é 111,5% superior aos 338 calculados em 5 de novembro, segundo o covid-19 info tracker.

Na semana passada, o Governo do Estado anunciou que São Carlos está entre as 62 cidades com mais de 70 mil habitantes que estão no “Estado de Atenção”. O município apresentou mudanças significativas e preocupantes nos indicadores epidemiológicos, segundo o Estado.

Entre as providências solicitadas pelo Governo Paulista estão o aumento da testagem e o cerco às festas clandestinas.