Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Conta de luz pesando no bolso: bandeira vermelha 2 permanece acionada em setembro

Por Agência Rádio 2 – 30/08/2021

 

A conta de luz vai continuar pesando bastante no bolso do consumidor neste mês de setembro. 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, a bandeira tarifária no nono mês do ano continua sendo a vermelha, patamar 2, o que significa cobrança extra de 9 reais e 49 centavos para cada 100kWh consumidos.  

Valor que pode ficar ainda mais caro.  Por causa da inflação, a Aneel defende cobrança de R$ 25 a cada 100 kWh, pelo menos até dezembro.  

O governo estuda uma reajusta mais baixo, entre R$ 14 e 15 reais por 100 kWh. O novo valor da bandeira vermelha, patamar 2, deve ser anunciado nos próximos dias.  

Esse é o quarto mês seguido que bandeira vermelha patamar 2 ficará acionada.  

Por causa da falta de chuvas volumosas nos últimos meses, os níveis dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional estão baixos, um cenário desfavorável para a produção de energia pelas hidrelétricas.   

E, segundo a Aneel, a perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano, conjuntura que sinaliza para a necessidade de acionamento máximo dos recursos termelétricos. Significa geração de energia a custos mais caros – custos que são repassados ao consumidor.