|
|
Da Redação – 28/03/2023
O consumo de ultraprocessados contribui para o obesidade, o desenvolvimento de doenças crônicas e eleva o risco de 25 tipos de câncer. entre eles, os tumores de cabeça e pescoço, de esôfago, colorretal, fígado e o de mama na pós-menopausa.
O alerta é de estudo da USP, feito pelo núcleo de pesquisas epidemiológicas em nutrição e saúde e pelo departamento de medicina preventiva da faculdade de medicina. A pesquisa envolveu cerca de 520 mil pessoas, de dez países, europeus e comparou quatro tipos de dieta para avaliar o risco de câncer.
A boa notícia é que os resultados apontaram que isso pode ser revertido com a mudança de hábitos alimentares. No entanto, uma outra pesquisa da USP mostra que, no Brasil, o consumo de ultraprocessados cresceu em média 5,5% nos últimos dez anos.
Com pouca fibras e nutrientes, esses alimentos são ricos em açúcar e gorduras e de acordo com o estudo, correspondem a 20% das calorias consumidas pelos brasileiros. O ideal, de acordo com os pesquisadores, é preferir alimentos naturais, como o tradicional arroz com feijão.





por 