Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Confira o funcionamento dos Cemitérios da região no Dia de Finados

Ao longo da semana, as Prefeituras da região definiram os horários especiais de funcionamento para os cemitérios, por conta do Dia de Finados, celebrado na segunda-feira(02).

Uma atenção deve ser dada em relação aos momentos de limpeza dos túmulos e também durante as visitas – importante seguir todos os protocolos para evitar a disseminação da covid-19.

 

Vamos então aos horários das principais cidades da região:

 

Em Araraquara, os Cemitérios Particulares e Públicos estão abertos até hoje exclusivamente para limpeza e pequenos reparos nas sepulturas, já entre sábado e segunda-feira, eles podem ser visitados, das 6h às 18h, com fechamento dos portões às 17h30. Haverá controle das entradas e saídas por meio da entrega e devolução de senhas, será obrigatório o uso de máscaras e a manutenção de distanciamento de 1,5 m entre pessoas de famílias distintas. Estão proibidas a colocação de velas em cruzeiros, a realização de cultos ou atividades similares que gerem aglomeração de pessoas e a proibição de limpeza ou manutenção nas sepulturas entre sábado e segunda-feira. A recomendação é que o tempo de visitação seja de, no máximo, 45 minutos.

 

Em Descalvado, o cemitério a partir de amanhã até segunda-feira, das 6h às 18h, com acesso apenas pela entrada principal. A capela do cemitério e o velório estarão fechados. Será obrigatório o uso de máscaras e também será feita a medição da temperatura corporal dos visitantes, a limpeza poderá ser feita apenas até hoje e não será permitida a presença dos ambulantes em todos os dias.

 

Já o cemitério de Dourado está aberto para visitação desde o dia 14 de outubro. O local funciona diariamente das 7 da manhã até as 5 da tarde, para limpeza dos túmulos e visitação.

está proibida a entrada de pessoas sem máscaras, além de aglomerações.

 

O Cemitério Municipal de Ibaté “Nossa Senhora de Fátima” estará com seus portões abertos para visitação na segunda-feira, das 7 da manhã até as 6 da noite. Duas missas em espaço aberto estão programadas – uma às 9h e outra às 17h.

o uso de máscara também é obrigatório, além do distanciamento social de pelo menos um metro e meio entre os visitantes. Vendedores ambulantes também estão proibidos. A limpeza e lavagem dos túmulos em Ibaté podem ser feitas somente até amanhã, das 7h até as 18h. as restrições de funcionamento do velório continuam, com limitação de acesso em 20% de sua capacidade máxima e apenas das 7h às 17h para velórios e enterros, independentemente da causa do óbito.

 

Em Matão, o Cemitério Municipal abre amanhã e segue até segunda para visitação, das 7h até as 17h, com 40% de sua capacidade máxima. Os visitantes devem respeitar o distanciamento de uma pessoa a cada cinco metros quadrados de área útil, com controle de acesso e uso de álcool 70% nas portarias. O uso adequado de máscaras é obrigatório para funcionários e visitantes. As celebrações religiosas devem ser realizadas de acordo com as orientações sanitárias já definidas para a cidade, a limpeza de túmulos está proibida, assim como a venda de bebidas alcoólicas e consumo no comércio externo de ambulante.

 

O Cemitério de Rincão estará aberto na segunda-feira para a limpeza dos túmulos e também para visitação. O uso de máscaras é obrigatório e o tempo máximo de permanência no local é de 30 minutos.

 

Em São Carlos, os cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio de Pádua estão liberados para visitação a partir de amanhã até quarta-feira, das 8 da manhã até as 5 da tarde. Já a limpeza dos túmulos pode ser feita apenas até hoje.

Em relação aos ambulantes, a prefeitura liberou apenas 30 vagas no total e, em virtude da pandemia, os espaços e o tamanho das barracas foram padronizados, com 3×3 metros. É preciso fazer o cadastramento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1318.