Confira dicas culturais para o fim de semana em Araraquara

Atrações gratuitas, diversas e para toda a família: essa é a proposta das atividades do final de semana na cidade de Araraquara. Confira!

Nesta sexta (05) a dica é a animação “Café – Um dedo de prosa” em uma exibição especial e gratuita na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, às 19 horas. Também haverá uma exposição de desenhos originais do filme, além um bate-papo com o diretor, Maurício Squarisi (Núcleo de Cinema de Animação de Campinas) e parte da equipe de produção do longa-metragem. “Café – Um dedo de prosa” é um desenho animado narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, dois amigos que se encontram numa cafeteria e travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café, a bebida mais popular do país. O filme aborda, de maneira suave e divertida, os principais temas da história do café no Brasil, passando pelo seu descobrimento na África, a entrada no Brasil, escravidão, imigração e muitos outros tópicos.

No sábado será realizada a inauguração da Feira Popular, às 10 horas, ao lado do TCI (Terminal Central de Integração), localizado entre as Avenidas São Paulo e Brasil. Música ao vivo com Marcos Leiva (10h30) e Banda Torta (12h30) agitam a região central.

Marcos Leiva apresenta o show “Cordas e Vocais”, com um apanhado dos grandes compositores e intérpretes de música popular brasileira, mesclando músicas de várias épocas, em releituras que transitam tanto por ritmos dançantes como xote, baião e samba, como também por canções declamadas ao som das cordas dedilhadas do seu inseparável companheiro violão, num clima intimista bem ao estilo “barzinho”. Na sequência, a Banda Torta – um power trio – com elementos do Rock e Pop, juntamente com diversas brasilidades, entrega um som animado e dançante, com letras bem trabalhadas e populares, misturando influências de Djavan, Renato Teixeira, Skank e Criolo. Com criação de uma linguagem própria e 100% autoral, a Torta vem buscando construir seu espaço na cena da música independente.

Sábado tem também a GiraFeira na Praça da Independência, das 17h às 22 horas. O coletivo GiraFeira agrega artesãos e empreendedores de vários segmentos de Araraquara e região, apresentando uma feira com arte, artesanato, brechó e culinária. Entre os vários tipos de produtos do Coletivo, destacam-se: pintura em pontilhismo, artes plásticas, macramês, artesanato em madeira, peças para decoração, utensílios domésticos artesanais, brinquedos infantis, sebo, brechós, culinária vegana e tradicional, produtos para pets, mandalas, saboaria artesanal, perfumaria artesanal, artigos para cama mesa e banho artesanais, chopp e cerveja artesanal, caldo de cana, plantas, orquidário.

A programação de domingo é extensa e deve agradar diversos públicos. O projeto “Ruas de Lazer” estará na região do Yolanda Ópice, Martinez e Melhado, com programação das 10h e às 13h na Área de Lazer do Jardim Martinez. O evento integra o programa “Prefeitura nos Bairros” e tem o propósito de levar diversão às regiões atendidas. Ruas de Lazer conta com diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas (com taekwondo, futebol, vôlei, futevôlei e atletismo) com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes. Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça. Ainda, haverá apresentação dos alunos de Capoeira e Danças Urbanas, além de apresentações dos estudantes das Oficinas Culturais do CRAS Yolanda Ópice e Lar Rita Maria de Jesus.

A Feira Sertaneja abre a programação do projeto Viola na Praça, a partir das 10 horas, na Praça das Bandeiras. Artesanato, confeitaria e brechó estão garantidos nessa festa. Na sequência, às 11 horas, tem início a apresentação dos violeiros que participam do projeto Viola na Praça – edição Dia das Mães, sob o comando de Luiz Palombo.

A programação traz encontros de diferentes gerações de violeiros, com a  participação de: Orquestra Caipira do Assentamento Bela Vista, Lavínia Linda & Gianini da Viola, Zé Mateiro e Matonense, Clayton Viola, Diego & Thiago e Tião do Ouro.

Ainda na Praça das Bandeiras, às 17 horas, terá início a Feira do Pôr do Sol, com mais de 40 expositores, além de delícias como pamonha, pastel e caldo de cana.

Também às 17 horas, na Praça Scalamandré Sobrinho, acontece mais uma edição da “Batalha da Fonte”, evento marcado pela batalha de rimas realizada entre MCs e pelo Rap – um dos pilares do Hip Hop. Serão três DJs compondo a programação musical: Alf Dee, Kwanbeat e Fulonobeat, além de um Pocket Show com o rapper araraquarense Sussa.

Toda a programação é gratuita, com realização das: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart; Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária; Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular.