Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Comitê Técnico de enfermagem à covid-19 faz visitas para dar apoio ao Centro de Triagem e às UPAs

Informações e fotos: Assessoria de Imprensa da Santa Casa

 

11 de março de 2021 –  A infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS) da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti; e a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos, Crislaine Mestre, fizeram uma visita técnica ao Ginásio Milton Olaio Filho e à UPA do Santa Felícia. As duas profissionais fazem parte do Comitê Técnico de Enfrentamento à COVID-19 (composto por profissionais da Santa Casa, HU, Unimed e Prefeitura).

A equipe avaliou as salas de consulta e de urgência, os estoques e identificação dos medicamentos e os equipamentos utilizados para os atendimentos.

 “Devido ao aumento dos casos de COVID-19, os leitos SUS de UTI COVID tanto da Santa Casa quanto do HU têm se mantido com 100% de ocupação. Por esse motivo, essas outras unidades de saúde estão recebendo pacientes mais complexos e em maior quantidade. A visita busca organizar a estrutura física e o fluxo de atendimento e colaborar para o treinamento das equipes, o bom uso dos equipamentos, materiais e medicamentos”, explica a infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde da Santa Casa, Carolina Toniolo Zenatti.

A avaliação contou também com apoio da Coordenadora Multiprofissional da Santa Casa, Luciana Luporini; do engenheiro clínico, Vinicius Tibúrcio; do enfermeiro da UTI COVID, Tiago Clezer da Silva,  da coordenadora de enfermagem do Pronto-Socorro da Santa Casa, Ariadni Martins e da técnica da Vigilância Sanitária, Marcela Alves Ribeiro.

Depois da visita, a equipe técnica da Santa Casa, juntamente com os demais integrantes do Comitê Técnico de Enfrentamento à COVID-19 (composto por profissionais da Santa Casa, HU, Unimed e Prefeitura) definiu algumas sugestões de melhorias para o atendimento dos pacientes no município.

  1. Manutenção do Centro de Triagem e Atendimento para Síndrome Gripal (Ginásio Milton Olaio Filho) como referência para atendimentos de baixa complexidade, com foco na coleta de exames agendados, com aquisição de novos materiais e medicamentos para estabilização dos pacientes.
  2. Definição de uma das UPAs como unidade de referência para os pacientes com suspeita ou confirmados para COVID-19 e deixar as demais para atendimento de outras doenças. Ou separação das salas para atendimentos específicos à COVID dentro das três UPAs. Equipá-las para que os profissionais de saúde consigam estabilizar o paciente antes da transferência para uma unidade hospitalar.
  3. Reestruturação das Unidades Básicas de Saúde para atender casos de baixa complexidade, com a realocação de dois profissionais médicos para atendimento desses casos nas UBs do Cidade Aracy, Vila Isabel, Redenção, São José e Santa Felícia.

Os profissionais do Comitê Técnico de Enfrentamento à COVID-19 também vão visitar os hospitais das cidades vizinhas para oferecer a mesma consultoria e suporte técnico.

 

 

 

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.