Da Redação – 30/06/2021
O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos está em busca urgente de doadores do tipo A positivo. O estoque está crítico e 70% abaixo da quantidade ideal para atender às necessidades do hospital. Além disso, com o agravamento da pandemia e a chegada do inverno, os estoques tiveram uma queda de 50%, segundo a Doutora Andreia Moura de Luca, hematologista e médica responsável pelo banco.
Segundo a doutora, outra situação que agrava o problema é o fato de alguns doadores agendarem horário e não comparecerem para fazer a doação.
Além das demandas do hospital, como os casos de urgência e emergência, cirurgias oncológicas e cardíacas, UTIs, Maternidade e até mesmo pacientes com covid-19, o Banco de Sangue também fornece bolsas de sangue para o Hospital Universitário e Hospital São Paulo de Araraquara.
Desde o início da pandemia, o Banco de Sangue tem seguido as regras da Associação Brasileira de Hematologia. O mobiliário é higienizado entre uma e outra doação; os profissionais usam todos os equipamentos de proteção adequados; é obrigatório o uso de máscara de proteção facial e, para evitar aglomeração, foi proibida a entrada de acompanhantes.
Quem pode doar – requisitos gerais
O candidato deve ter entre 18 e 69 anos; ter mais de 50 kg; estar em boas condições de saúde; não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes.
serviço:
Banco de Sangue – horários para doações
segunda a sexta-feira – 8h às 12h
sábados – 8h às 11 h
Banco de Sangue – canais para agendamento
(16) 99104-6748 (whatsapp) e (16) 3509-1230 (fixo)
de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h




