Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Com corte no orçamento, reitora da UFSCar alerta para risco de paralisação das atividades

Da Redação – 18/05/2021

 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pode paralisar as atividades por conta da redução do orçamento e bloqueio de verbas federais. A revelação foi feita pela reitora Ana Beatriz de Oliveira, em entrevista ao Portal Acidadeon São Carlos.

Segundo a gestora, a redução orçamentária imposta à UFSCar por Brasília é de 21%. O percentual é superior aos 18,16% na média das outras universidades federais.

A queda do orçamento deixa o planejamento com margem apertada nos gastos discricionários, ou seja, aqueles que podem ou não ser executados, mas ainda assim importantes. contas de água, luz e serviços terceirizados, além de compra de materiais e manutenção de equipamentos.

Os cortes no orçamento anual das universidades federais acontecem desde ao menos 2015, de acordo com a reitora. Desde então, o aperto nas contas tem feito com que reitores ajustem as atividades para manter dentro do dinheiro disponibilizado pelo Governo Federal.

Além do corte no orçamento, o que impede um planejamento de maior prazo, há ainda o corte no recurso disponibilizado na conta da universidade. O dinheiro, depositado para o pagamento de serviços e compras já realizados, chega incompleto – para manter as atividades, com todos os serviços em dia, são realizadas negociações com prestadores de serviços para o fatiamento dos pagamentos.

O pedido de suplementação de R$ 1 bilhão reporia o corte feito pelo próprio Governo Federal para este ano. No projeto do orçamento da união sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), R$ 1 bilhão foram riscados das contas federais. segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Andifes), o corte deste ano se somou ao contingenciamento de 30% aplicado no ano passado.

Para o ano que vem, são esperados gastos extras por conta da expectativa de retomada das aulas presenciais, além de possíveis adaptações a serem aplicadas, em um contexto de pandemia. “precisamos de um olhar especial ao orçamento.”

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.