Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

CNBB lança texto base da Campanha da Fraternidade 2022

Por CNBB – 19/08/2021 – Ilustração divulgada pela CNBB para a Campanha da Fraternidade 2022 / Foto: Divulgação CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acaba de lançar, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. No próximo ano, a CF tem como lema: “Fraternidade e Educação”. O lema é: “Fala com sabedoria, ensina com amor”,  (Pr 31,26).

Na apresentação da publicação, a presidência da CNBB destaca que “a Quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração ”. A CF é realizada pela Igreja no Brasil desde 1964. Ela tem como propósito de ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal. A ideia é impulsionar a mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade.

A apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação  exige profunda conversão de todos. “Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania”, diz trecho.

O documento convida todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos. Objetivo é iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos. A CF defende que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

“Ao longo da  caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.