Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 3 milhões de pessoas que ganharam auxílio emergencial terão de devolver no IR 2021

Por Agência Rádio 2 – 01/03/2021

 

Cerca de três milhões de brasileiros que receberam o auxílio emergencial no ano passado terão que declaram Imposto de Renda este ano e correm o risco de ter que devolver valores à União.

De acordo com as regras da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda deste ano, está obrigado a acertar as contas com o Leão o cidadão que recebeu, em 2020, o auxílio emergencial e outros rendimentos tributáveis em soma superior a 22 mil, 847 reais e 76 centavos.

Os valores do auxílio emergencial deverão ser informados na ficha “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica” – a mesma em que são informados os salários, por exemplo.

A estimativa do órgão é que 3 milhões de pessoas estejam nessa situação. Esses contribuintes terão que devolver os valores recebidos a título de auxílio emergencial, inclusive dos dependentes.

Para fazer a devolução, os contribuintes vão poder imprimir uma guia de recolhimento no próprio programa do Imposto de Renda – boleto que será emitido junto com o comprovante de declaração.

Para obter o Informe de Rendimentos relativo ao auxílio emergencial é preciso acessar o site do Ministério da Cidadania.

Mas, reforçando: quem recebeu o auxílio emergencial em 2020 e outros rendimentos tributáveis, mas sem que os valores desses outros rendimentos tenham ultrapassado 22 mil, 847 reais e 76 centavos não precisa apresentar declaração de imposto de renda.

Vale dizer, que além dessa situação envolvendo contribuintes que receberam auxílio, todo cidadão que recebeu, ao longo de 2020, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisa fazer a declaração do Imposto de Renda 2021.

A Receita recebe os documentos até o dia 30 de abril. O contribuinte que estiver obrigado e não apresentar o documento dentro do prazo fica sujeito à multa.

A expectativa do Fisco é receber 32 milhões de declarações este ano.

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.