Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Cantinho Fraterno recebe homenagem da Câmara Municipal de São Carlos

Da Redação; Com informações SSVP – 14/03/2022

 

Aconteceu na última sexta-feira, dia 11.03.2022, uma justa e merecida homenagem ao Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, em função do Centenário de suas atividades, celebrado em 05.03.2022.
Há exatos 100 anos essa instituição administrada pelos confrades das conferências vicentinas, membros da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP, acolhe, cuida, ampara e convive com idosos, no crepúsculo de suas vidas.

Já passaram pelo lar mais de 6500 moradores (6500 familias consagraram seus entes aos cuidados vicentinos). A cerimônia foi proposta pelo vereador vicentino, Gustavo Pozzi e foi conduzida pelo jornalista Fábio Taconelli e presidida pelo vereador Roselei Françoso.

Compuseram a mesa ainda a Sra. Vanessa Soriano Barbuto, secretária municipal de cidadania e assistênca social, representando o Prefeito Municipal Airton Garcia, o Sr. Edson Ferraz, atual vice-prefeito do municipio de São Carlos, a Sra. Aline Cristina Alves, presidente do Conselho Central de São Carlos da SSVP, a Sra. Andrea Apolinária, pelo Conselho Metropolitano de São Carlos da SSVP, o Sr. Sebastião Ribeiro da Silva, vice-presidente da América Sul 3, do Conselho Geral Internacional de Paris, da SSVP e o Sr. Anderson José Santos, vice-presidente do Cantinho Fraterno e atual administrador do Lar de Idosos Maria Afra Tostes, da cidade de Ribeirão Bonito, obra unida da SSVP.

Estiveram presentes membros das conferências vicentinas que fazem árduo trabalho de auxílio às atividades do lar, em virtude das dificuldades que uma instituição filantrópica vive.

O momento foi marcado, como disse o presidente Roselei, pela amabilidade e importância que o Cantinho Fraterno representa para o município de São Carlos. Roselei e a Câmara Municipal de São Carlos contribuiram nos ultimos anos com aproximadamente R$ 200.000,00 em recursos para auxiliar nas reformas das alas de abrigo, para acessibilidade e adaptação à legislação vigente.

O vereador, e vicentino, Gustavo Pozzi, que já destinou emendas da ordem de R$ 550.000,00 ao lar, mencionou o Cantinho Fraterno como sendo a mais velha instituição municipal que acolhe idosos vulneráveis, muitas vezes abandonados e à mercê da sociedade. Menciona ainda o deputado federal vicentino Miguel Lombardi, um amigo e apoiador das causas solidárias e que enviou ao Cantinho Fraterno o montante de 450.000,00 para auxiliar nos trabalhos de reforma e manutenção de suas instalações, também centenária.

Por fim, o confrade Luiz Alberto Botega, presidente do Cantinho Fraterno, em seu discurso agradece toda a parceria existente entre o Cantinho Fraterno e o município de São Carlos, agradece aos presentes, sua diretoria, colaboradores e sua família e inspira uma reflexão sobre termos um olhar clínico ao idoso. O idoso já não tem mais a mesma importância social de outrora. Já não produz mais como antigamente, mas é a história. O idoso é o ser que precisa de cuidados, com seus vicios e manias, muitas vezes contestados pelos seus cuidadores, mas que nos leva a uma introspecção de como cuidar, saber cuidar, bem cuidar.

Solicita ainda uma participação maior da sociedade civil sobre políticas públicas para o idoso e fica sabendo pelo vereador Roselei que está em fase de finalização essa tão sonhada comissão parlamentar para pensar sobre esse tema tão importante.

Ao final, o presidente Botega recebeu das mãos do vereador Roselei e toda casa parlamentar, um quadro de agradecimento e do vice-presidente uma placa de congratulação sobre o trabalho executado pelo Cantinho Fraterno nesses 100 anos. Após encerrada a sessão, o Conselho Central de São Carlos ofereceu a todos os presentes, na sala da presidência da Câmara Municipal, um coquetel fraterno e agradável.