|
No mês de junho, uma importante campanha chamada Junho Violeta Pet está direcionando a atenção para as doenças oculares que afetam os animais de estimação, com o objetivo de conscientizar os tutores sobre a importância das consultas de rotina ao médico-veterinário.
Nos consultórios veterinários, é comum a chegada de pacientes cujos tutores relatam o sintoma principal de “olho vermelho”. A vermelhidão geralmente é resultado de inflamação nos tecidos oculares, mas trata-se de um sinal clínico inespecífico, ou seja, diferentes causas podem levar a essa manifestação clínica.
Portanto, o “olho vermelho” não é uma doença específica, mas sim um sinal de um possível problema que pode variar de simples a grave, e até mesmo colocar em risco a vida do animal. Essa condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo doenças oculares e sistêmicas. Dependendo da causa, o tratamento pode exigir abordagem emergencial.
É importante ressaltar que sempre que os tutores observarem qualquer sinal de desconforto ocular em seus animais de estimação, especialmente “olho vermelho”, é recomendável levá-los imediatamente ao médico-veterinário. Um diagnóstico correto e tratamento adequado do “olho vermelho” são essenciais para prevenir a perda da visão, danos ao globo ocular ou, em alguns casos, até mesmo a perda da vida.