|
|
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam nesta terça-feira (7) a renegociação de dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As dívidas em atraso poderão ter até 100% de desconto em juros e multas e, no caso de liquidação integral do contrato, o desconto chega a 99% do valor consolidado da dívida.
Na semana passada, o presidente Lula sancionou lei que autoriza as renegociações. Ontem, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que a preocupação do presidente é dar celeridade aos procedimentos.
A lei criou condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com dívidas vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. O ministro da Educação afirmou ainda que, mesmo quem está com as contas em dia com o Fies terá algumas vantagens para pagamento da dívida principal.
Como renegociar
Para renegociar a dívida, os estudantes devem acessar o site do Fies ou o aplicativo do Fies no celular. Também é possível realizar a renegociação nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil.





por 