Butantan abre pré-cadastro de voluntários para testes com a ButanVac; voluntários devem ter de 18 a 59 anos

Por Agência Rádio 2 – 17/06/2021

 

O Instituto Butantan abre pré-cadastro de voluntários para testes da vacina ButanVac, imunizante que está desenvolvendo contra o novo coronavírus.  

Os interessados em participar do estudo devem ter entre 18 e 59 anos. Podem participar, inclusive, adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19. 

De acordo com o Instituto, a ButanVac  é produzida a partir da técnica de vírus inativado, uma das mais seguras do mundo, e usa a tecnologia de inoculação do vírus em ovos embrionados, a mesma da vacina da gripe. 

A dose será fabricada totalmente no Brasil, sem depender de insumos importados.  

A primeira etapa dos testes em humanos, autorizada pela Anvisa, prevê a participação de 418 voluntários. E, nesta fase, os testes contarão com grupos de controle – parte dos voluntários tomará placebo, uma substância que não é a vacina, para avaliar a segurança e a dose que será incorporada na vacina definitiva. 

Já as fases 2 e 3 do estudo, que ainda aguardam autorização da Agência reguladora, vão envolver 5 mil voluntários, para avaliar a resposta imunológica que os participantes do estudo vão desenvolver. 

Se tiver interesse de se cadastrar, acesse butanvac.butantan.gov.br