Brasileiros voltam às urnas no domingo para o 2º turno das maiores eleições já realizadas em 90 anos

Por Agência Rádio 2 – 24/10/2022 – Foto: Divulgação TSE

 

No próximo do domingo, dia 30 de outubro, os brasileiros voltam às urnas para o segundo turno das maiores eleições já realizadas em 90 anos da Justiça Eleitoral.

São cerca de 156 milhões e 500 mil eleitores e eleitoras aptos a escolher quem vai ocupar o cargo de presidente da República pelosl próximos quatro anos: Luís Inácio Lula da Silva, do PT, ou Jair Messias Bolsonaro, do PL.

Ao todo, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral, urnas eletrônicas estarão disponíveis para o registro dos votos em 472.075 seções eleitorais em todos os 5.570 municípios do país e em 181 localidades no exterior.

Em 12 estados, a população também votará para definir governador e vice-governador. A disputa do executivo estadual foi para o segundo turno em Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Para garantir que todo o processo transcorra bem, 22 mil pessoas, entre servidores e colaboradores, segundo o TSE, trabalharão no segundo turno das Eleições 2022.

Além disso, na linha de frente, estarão cerca de 1,8 milhão mesários.

Lembrando que, mesmo quem não votou no primeiro turno nas eleições deste ano pode e deve participar da escolha final. Basta ir à seção eleitoral levando um documento de identificação com foto. Só não da pra votar se o título de eleitor estiver cancelado.