Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Brasileiros já pagaram mais de R$ 1,7 tri de impostos em 2021

Por Agência Rádio 2 – 08/09/2021

 

Um trilhão, 702 bilhões de reais.

Esse é o valor total que os brasileiros pagaram de impostos, taxas e contribuições nos oito primeiros meses de 2021, segundo estimativas do Impostômetro, painel que monitora o total pago a União, estados e municípios.

A cifra é maior que a arrecadada no mesmo período do ano passado, quando somou 1 trilhão e 353 bilhões.

Este ano, vale destacar, a marca de 1 trilhão e meio de reais arrecadados, foi batida no dia primeiro de agosto; em 2020, a marca só fora superada em 28 de setembro, quase dois meses depois, o que mostra que a velocidade da arrecadação aumentou.

Ou seja, ao que tudo indica, os contribuintes brasileiros devem pagar mais dinheiro para os cofres públicos neste ano do que pagaram em 2020 e, até mesmo, em 2019, ano sem pandemia.

A Receita Federal ainda não consolidou dados sobre a arrecadação federal em agosto, mas divulgou há poucos dias os resultados de julho.

E até o 7º mês do ano, apenas as receitas federais arrecadadas, sem considerar os valores estaduais e municipais, somaram um trilhão e 53 bilhões de reais, 26% acima do patamar observado no ano passado – o maior valor para o período da série do Fisco, que tem início em 1995.