|
Da Redação – 29/03/2023
O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará, em maio, um Programa Nacional voltado para estimular a produção de alimentos saudáveis. Segundo a secretária executiva da pasta, Fernanda Machiaveli, a política deve ser anunciada junto com a apresentação do plano safra deste ano.
O programa terá uma visão de estímulo à produção de um alimento saudável, que vem da agroecologia, da agricultura familiar, que é produzido de forma sustentável e saudável. A agroecologia é o conceito que envolve a produção de alimentos saudáveis com respeito a aspectos ambientais, sociais e culturais.
Fernanda explica que, nos últimos anos, tem se observado a redução da diversificação dos alimentos na agricultura familiar com estímulos, por exemplo, à produção de soja por esse segmento. De acordo com a secretária executiva, uma das frentes do programa será o desestímulo ao uso de agrotóxicos no país.
Outra estrutura que está sendo remontada é o Comitê Interministerial de Agroecologia, que fará sua primeira reunião nesta semana. O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, explicou que o programa de aquisição de alimentos, relançado recentemente pelo Governo Federal, também deverá estimular a produção de alimentos saudáveis com sistemas agroecológicos.