Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Bispo Diocesano se reúne com Conselho de Presbíteros

Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos, com informações do Padre Sandro Portela – Membro do Conselho de Presbíteros – 12/04/2022

 

O conselho presbiteral de nossa Diocese, composto pelos dois Bispos – Dom Luiz e Dom Eduardo – e aproximadamente 18 sacerdotes, esteve reunido na última sexta-feira, 8, em uma das salas da Cúria Diocesana.

O Conselho Presbiteral é o órgão colegiado do Presbitério Diocesano, que tem como finalidade de ajudar a Dom Luiz, nosso Bispo, no governo diocesano, além de promover ao máximo o bem pastoral da Diocese a ele confiada. (Can. 495)

De modo particular, o Conselho presbiteral deve acompanhar a vida e o ministério dos Presbíteros diocesanos e aqueles que estão com uso de ordens em nossa Igreja Particular e também aprovar o ingresso de novos membros ao presbitério (avaliação e aprovação ou não dos seminaristas para as ordens sacras).

O conselho tem se reunido frequentemente com o Sr Bispo, que busca a colegialidade nas decisões, sem, no entanto, deixar claro que o organismo é consultivo, cabendo ao Bispo a “última palavra” e que essa deve ser assumida corresponsavelnente pelos membros do conselho.

A próxima reunião será no dia 6 de maio, no período pascal.