Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos precisa com urgência de doações do tipo A+, O+ e O-

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Santa Casa – 13/08/2021

 

Com a queda de temperatura e campanhas de vacinação, as doações despencaram 40%

12 de agosto de 2021 – O Banco de Sangue da Santa Casa precisa com urgência de doações dos tipos A e O positivo e O negativo. Os estoques desses tipos sanguíneos estão em alerta e 40% abaixo do ideal.  A quantidade disponível de bolsas de sangue deve durar, no máximo, pelos próximos 2 dias.

Dois motivos importantes causaram a diminuição das doações, a chegada do frio, e o fato de que as pessoas que foram imunizadas contra a COVID-19, só podem doar após um período.

No caso do candidato ter tomado a vacina CoronaVac, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após cada dose. Se o voluntário tomou a vacina AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, precisa esperar sete dias para fazer a doação de sangue.

De acordo com a coordenadora do Banco de Sangue da Santa Casa, Ariane Iazorli, mesmo com a pandemia, passavam pelo Banco de Sangue, em média, 30 doadores por dia. Mas nas últimas semanas de frio e vacinação, as doações diminuíram bastante. Muitos dos voluntários que agendaram horários, não compareceram para realizar a doação. “Nesta quarta-feira (11), tivemos 11 doadores e, nesta quinta-feira (12), tivemos apenas 9 doadores. Alguns voluntários agendam horário, não comparecem e tiram a oportunidade de outra pessoa doar. Precisamos manter os estoques adequados para atender os casos de urgência e emergência do nosso hospital, já que estamos próximos do fim de semana. Peço ajuda de toda população da cidade e região, para restabelecermos os estoques”, ressalta a coordenadora.

Outra preocupação é com a doação de plaquetas, pois elas são essenciais nas cirurgias cardíacas e duram apenas 5 dias. “Como alguns componentes do sangue têm prazo de validade, também precisamos manter o estoque de plaquetas abastecido. Independentemente da tipagem sanguínea, precisamos de doadores diariamente para manter uma reserva para os nossos pacientes”, afirma Ariane.

Vale reforçar que, além das demandas do hospital, como os casos de urgência e emergência, cirurgias oncológicas e cardíacas, UTIs, Maternidade e até mesmo pacientes com COVID-19, o Banco de Sangue também fornece bolsas de sangue para o Hospital Universitário e Hospital São Paulo de Araraquara.

Devido à pandemia da COVID-19, o Banco de Sangue tem seguido os protocolos de segurança. É obrigatório o uso de máscara de proteção facial. Foi proibida a entrada de acompanhantes. Para evitar aglomerações, as doações devem ser agendadas pelo WhatsApp ou pelo telefone fixo. Com esses cuidados, é possível garantir a proteção de todos os doadores e profissionais.

 

QUEM PODE DOAR?

O candidato deve ter entre 18 e 69 anos; ter mais de 50 Kg; estar em boas condições de saúde; não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. É preciso apresentar um documento oficial com foto.

 

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE – HORÁRIOS PARA DOAÇÕES

Segunda a sexta-feira – 8h às 12h

Sábados – 8h às 11 h

 

BANCO DE SANGUE – CANAIS PARA AGENDAMENTO

(16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h