Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos necessita de doadores

Da Redação – 10/11/2022

 

O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos necessita de doadores, principalmente os fator RH negativo. Para manter os estoques, são necessárias ao menos 20 doações por dia. A média, contudo, tem sido de 15, uma baixa de 25% na capacidade diária.

Além da falta de plaquetas, os estoque dos sangues tipo A, B e O, RH negativos estão em níveis críticos. O Banco de Sangue atende a Santa Casa e mais dois hospitais de São Carlos, além de hospitais de Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito. A doação é feita de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e aos sábados das 8h às 11h.

Para fazer a doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados de responsáveis; a partir de 60 anos a doação é permitida apenas para aqueles que já são doadores), estar em boas condições de saúde e sem apresentar doenças crônicas ou infecciosas e ter mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum no dia de realização da coleta do sangue, basta ter realizado uma refeição leve e balanceada.