Aumento dos casos de Meningite em diversos estados brasileiros alerta para cuidados essenciais para evitar que a doença se espalhe

Da Redação – 25/10/2022

 

Aumento dos casos de Meningite em diversos estados brasileiros alerta para cuidados essenciais para evitar que a doença se espalhe. Os jovens são o público-chave tanto para o controle da disseminação da infecção, como para conscientização da importância de buscar a vacinação. 

A pediatra Silvia Bardella explica que a Meningite é a inflamação das meninges e pode ser causada por fungos, vírus e bactérias. Nos casos mais graves, a doença meningocócica, pode levar até a morte. A médica destaca que não é possível controlar a doença entre crianças se os adolescentes e adultos jovens não se vacinarem.

Os sintomas da Meningite meningocócica podem se confundir com os de uma gripe, mas podem evoluir para um quadro grave se não houver diagnóstico rápido. A rede sus conta com vacinas contra os sorogrupos para adolescentes entre 11 e 14 anos e para o tipo c para crianças a partir de três meses.