Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Araraquara tem plano para ampliar ciclovias para diversos bairros

Da Redação – 22/10/2021

 

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, da Controladoria do Transporte de Araraquara (CTA) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresentaram ao prefeito Edinho Silva uma proposta de uma rede cicloviária que visa abranger diversos bairros de Araraquara – o plano tem previsão de ser executado nos próximos dez anos.

O estudo apresentado apontou que 7% das pessoas entrevistadas, de um total de 2.411 que responderam o questionário de origem-destino, utilizam bicicleta para transporte no dia a dia e que 38% utilizariam se houvesse mais ciclovias e ciclofaixas à disposição.

Ainda segundo o levantamento, Araraquara possui hoje 14,1 quilômetros de rede cicloviária. O plano prevê, até 2031, a expansão para 126 quilômetros, além de campanhas educativas de incentivo ao uso da bicicleta e a implantação de paraciclos em parques urbanos e praças (locais para tomar água, descansar, calibrar os pneus, por exemplo).

A proposta preliminar também será amplamente debatida com a população em audiências públicas, sendo a próxima já agendada para o dia 11 de novembro, às 17h30, no Plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelo canal da prefeitura de Araraquara no Youtube.