Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Araraquara publica hoje, novas regras para cumprimento do isolamento domiciliar

Da Redação – 12/01/2022

 

A prefeitura de Araraquara publica nos atos oficiais desta quarta-feira (12) o Decreto Municipal que altera as regras para cumprimento do isolamento domiciliar voltado a impedir a disseminação do novo coronavírus.

O novo documento determina isolamento domiciliar por sete dias ao caso índice e aos seus comunicantes domiciliares, período em que serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. Caso os sintomas sugestivos de covid-19 persistam após o sétimo dia, o paciente deverá procurar assistência médica imediata.

Além disso, os profissionais de saúde que sejam comunicantes domiciliares assintomáticos, com 3 doses de vacina contra a covid-19, não cumprirão isolamento domiciliar, tendo em vista o risco de desassistência frente à variante Ômicron da Covid-19.

Com o aumento expressivo da demanda, a estrutura de testagem foi ampliada para atender melhor e com mais celeridade os positivados e suspeitos.

Hoje, são oito unidades de saúde atendendo no período da manhã e em horário estendido no fim da tarde e mais o centro de referência de testagem para Covid-19, instalado no Hospital Campanha. Além do Polo de Triagem da UPA da Vila Xavier e o atendimento pediátrico na UPA Central.

Outro ponto apontado pelo comitê é a obrigatoriedade da apresentação de CPF e um comprovante de endereço do paciente no centro de testagem. Estes documentos em mãos, na hora da triagem, são necessários para agilizar o atendimento e garantir o acompanhamento dos positivados pelas equipes da vigilância.