|
|
Da Redação – 18/04/2023
A Secretaria de Educação de Araraquara proibiu o uso de celular durante as aulas nas escolas municipais por alunos, funcionários e professores e anunciou medidas de segurança para as unidades. As ações foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira e foram tomadas após casos recentes de ataques a escolas no país.
Segundo a publicação, só serão permitidos o uso de celulares corporativos da direção dos centros de educação e recreação e escolas de ensino fundamental. Os alunos que levarem o aparelho celular para a escola deverão levá-lo etiquetado, pois será recolhido e devolvido ao final do período de aula.
O documento ainda destaca outras medidas de segurança: as portas de acesso das escolas permanecerão fechadas e serão abertas tão somente para entrada e saída dos alunos, de acordo com a chegada de mães, pais ou responsáveis; um funcionário da unidade escolar deverá permanecer no portão, durante os horários de entrada e saída dos alunos, acompanhando e orientando este fluxo.
Ainda de acordo com o documento, cada unidade escolar deverá organizar a entrada e saída dos alunos de forma a garantir o mínimo de circulação de pessoas no interior da unidade escolar, podendo optar pela divisão das turmas por faixa etária ou ano escolar desde que não interfira nos horários de entrada e saída; os funcionários de apoio e serviços (agentes operacionais, zeladores e vigilantes) devem estar atentos ao entorno da unidade escolar e sempre comunicar a direção sobre a observação da presença de pessoas ou movimentações suspeitas.
As normas recomendam também que nenhuma pessoa poderá adentrar a unidade escolar sem antes se identificar, apresentando documento com foto e informando o motivo da visita, devendo a escola oferecer crachá de visitantes para pais e responsáveis e registrar em livro próprio; nenhuma pessoa, seja ela familiar de aluno, visitante ou prestador de serviço, poderá se deslocar pelas dependências da unidade escolar sem o acompanhamento de um funcionário da escola; durante o período de funcionamento da unidade escolar fica terminantemente proibida a permanência de amigos e parentes de funcionários na unidade.
O documento também orienta diretores e equipes gestoras sobre ações de segurança e bem estar na escola, sendo responsáveis por dar conhecimento e cumprimento dos procedimentos relativos à segurança no ambiente escolar. Também devem fazer reuniões com pais e responsáveis sobre os procedimentos.





por 