Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Araraquara é selecionadas para integrar estudo que monitora o avanço da covid-19

Da Redação – 30/09/2021

 

Araraquara foi uma das 11 cidades do estado de São Paulo selecionadas para integrar um estudo que monitora o avanço da covid-19 e o ritmo de vacinação. A pesquisa começa nesta quinta-feira (30) e vai até domingo (3).

A iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) recebe o nome de “Epicovid19/SP: Evolução da prevalência de infecção por covid-19 no estado de São Paulo”.

O objetivo da pesquisa é identificar como a doença se desenvolve em diferentes regiões do estado e quais classes de trabalhadores ela atinge com maior intensidade, além da possibilidade de detecção de variantes e suas respectivas predominâncias nas cidades.

As equipes que integram a pesquisa percorrerão os bairros da cidade para aplicar questionários e fazer uma testagem da população. Durante a busca ativa pelas casas, será aplicado um questionário que contém questões relacionadas ao diagnóstico da doença, sintomas, vacinação e ao cotidiano de trabalho.

O exame de detecção da covid será feito por meio da coleta de sangue, o qual consiste em um pequeno furo no dedo para que a gota de sangue seja coletada em frascos.

As amostras serão enviadas e analisadas pelo laboratório de estudos de autoimunidade da Unicamp e os casos positivos para a doença serão informados à Secretaria de Saúde da cidade. Para sanar possíveis dúvidas sobre a pesquisa, os munícipes podem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica por meio do telefone (16) 3303-3106 ou 3303-3103.