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Aproveite a pausa do fim de semana para investir na saúde cerebral. A nutricionista Giovanna Oliveira dá algumas dicas de alimentos que protegem o cérebro

Por Agência Rádio 2 – 23/07/2021

 

Comemorado esta semana, em 22 de julho, o Dia Mundial do Cérebro chama a atenção para os cuidados com este importante órgão, responsável pelo funcionamento de todas as funções do corpo.

Uma das principais medidas é ter uma boa noite de sono, pois somente dessa forma o cérebro consegue eliminar toxinas que podem acelerar doenças degenerativas.

Enquanto dormimos, ele também processa todas as informações coletadas durante o dia para criar memórias, armazenar o que é importante e descartar o que não é necessário.

Mas além de descanso, o cérebro necessita de nutrientes que o ajudem a manter seu bom funcionamento.

Olá. Eu sou a Sig Eikmeier e no Saúde e Bem Estar de hoje converso com a nutricionista esportiva funcional Giovanna Oliveira sobre os nutrientes que são importantes para a saúde cerebral.

Entre eles os flavonoides, que de acordo com a especialista, trazem diversos benefícios para o cérebro:

A nutricionista Giovanna Oliveira cita alguns dos alimentos que contém flavonoides e outros nutrientes importantes:

Para aproveitar os benefícios desses alimentos, o ideal é consumi-los diariamente, de forma variada, esclarece a especialista.

Outras medidas que contribuem para o envelhecimento saudável do cérebro são evitar o estresse, praticar atividades físicas e a estimulação social e intelectual.