ANS suspende temporariamente venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, a partir desta terça-feira (3), a suspensão temporária da comercialização de 38 planos de saúde pertencentes a dez operadoras. A medida foi tomada em resposta a um aumento significativo nas reclamações relacionadas à cobertura assistencial durante o segundo trimestre de 2023.

A ANS enfatiza que os consumidores devem evitar a contratação dos planos de saúde listados e, se receberem qualquer oferta para adquiri-los, devem denunciar à agência imediatamente.

Essa decisão faz parte das ações do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que visa a proteção dos consumidores ao acompanhar regularmente o desempenho do setor de saúde suplementar.

Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, ressaltou o impacto positivo da suspensão temporária da venda desses planos. “Ao todo, 394.313 beneficiários estão protegidos com essa medida, e os planos só poderão ser comercializados novamente para novos clientes se as operadoras demonstrarem melhorias nos resultados de monitoramento”, declarou o diretor.

A ANS também anunciou a liberação de 12 planos de saúde pertencentes a seis operadoras, que agora estão autorizados a serem comercializados após análises feitas no mesmo período, dentro do âmbito do Monitoramento da Garantia de Atendimento. A lista dos planos reativados pode ser consultada aqui.

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado trimestralmente com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde. As queixas consideradas no monitoramento incluem descumprimento dos prazos máximos para consultas, exames e cirurgias, além de negativas de cobertura assistencial.

Durante o período de 1º de abril a 30 de junho, a ANS registrou um total de 58.035 reclamações relacionadas à assistência prestada pelos planos de saúde.

Para denunciar, obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pelas operadoras de saúde, os usuários podem ligar gratuitamente para o Disque ANS no número 0800 701 9656 ou acessar o site do Fale Conosco da agência reguladora. A proteção dos direitos dos consumidores é uma prioridade da ANS.