Alunos de Escola Pública de São Carlos levarão pesquisa inovadora sobre microalgas à COP28 em Dubai

A 28ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP28), um evento global que reunirá líderes mundiais com o objetivo de debater estratégias para combater as mudanças climáticas, terá a participação especial de estudantes do ensino médio de uma escola pública de São Carlos. A conquista foi possível graças ao trabalho, dedicação e inovação dos alunos e professores da Escola Estadual Prof. Sebastião de Oliveira Rocha, que foram selecionados pela UNESCO para marcar presença na Cúpula do Clima, em Dubai, nos Emirados Árabes, a partir do dia 30 de novembro.

Gustavo Feracine, um aluno de 17 anos, explicou a pesquisa realizada que será apresentada na COP28: “Nós colocamos amostras de microalgas em um aquário, começamos a alimentá-las com uma ração, e a água ficou esverdeada. No laboratório, as luzes artificiais desempenharam o papel do sol, tornando o ambiente propício para a fotossíntese das algas. Com isso, conseguimos um aquário produzindo 50 vezes mais oxigênio do que uma árvore.”

A diretora da escola, Lucinei Tavoni, ressaltou que o trabalho dos alunos foi validado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e vem sendo desenvolvido há mais de um ano por meio do Clube de Ciências. A pesquisa, de nível universitário, teve resultados positivos para a área ambiental. Inicialmente, foram inscritos 300 trabalhos de todo o mundo, e os alunos foram pré-selecionados juntamente com a Índia e Israel. Recentemente, receberam a confirmação da UNESCO de que a pesquisa foi escolhida para ser apresentada durante a COP28.