Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Ala UTI Covid-19 da Santa Casa de São Carlos será fechada

Da Redação – 31/03/2022

 

São Carlos vai deixar de ter Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes com Covid-19. De acordo com a Santa Casa do município, todos os leitos serão convertidos para a UTI geral e ficarão disponíveis para pacientes de qualquer enfermidade.

Nesta quarta-feira(30), o hospital zerou a UTI Covid-19. O município chegou a ter altas taxas de internação de pacientes com alta gravidade entre janeiro e fevereiro, mas desde o começo do mês os números de casos, internações e mortes pela doença vêm caindo.

Em meados do mês, a santa casa havia anunciado o fechamento de cinco de 15 leitoa de UTI Covid e posterior conversão destas vagas na ala geral, mas a redução significativa de pacientes em estado mais grave justifica o fechamento completo, segundo o vice-diretor técnico e infectologista Roberto Muniz Júnior.

O atendimento de alta complexidade da Santa Casa terá nova configuração a partir de sexta-feira (1º). Serão 35 leitos de UTI no total, dos quais, 30 servem ao Sistema Único de Saúde (SUS). quatro unidades terão isolamento para pacientes com doenças respiratória, dentre elas, a Covid-19.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse ter sido informada da recomendação do Departamento Regional de Saúde (DRS III). A pasta comentou “não ver problemas” no fechamento da ala, “pois a população não deixará de ser assistida”. O município completou relacionando a decisão à baixa demanda pela UTI Covid.