Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Agência do Itaú é autuada pelo Procon em Araraquara

Da Redação – 16/12/2020

 

Uma agência do banco Itaú, localizada na Alameda Paulista, no altos da Vila Xavier, em Araraquara, foi autuada nesta terça-feira(15), durante a visita do Procon, o órgão verificou irregularidade na distribuição de senhas aos clientes.

A visita faz parte de uma nova fase de fiscalização na cidade, com foco nas instituições financeiras, devido ao aumento nas reclamações referentes ao tempo de espera dos clientes nas agências bancárias.

Além de prever que as instituições devem disponibilizar acesso direto as senhas, a legislação regula que o tempo máximo de espera nos bancos é de 30 minutos, do dia 1º ao dia 10, além de 15, 20 e 25 -, e 15 minutos nos demais dias do mês.

A legislação prevê que o cliente deve ter acesso livre a retirada de senha e que impedir essa prática, pode dificultar na comprovação do tempo que o consumidor levou para ser atendido na agência.

Segundo o órgão fiscalizador de Araraquara a primeira autuação rende uma advertência ao estabelecimento que descumpre as regras. Porém, em uma segunda fiscalização a multa é de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFM), ou R$ 2,8 mil.

o consumidor que quiser denunciar irregularidades em seus direitos pode procurar o Procon de Araraquara através do whatsapp (16) 99701 0120 ou pelo telefone (16) 3301 3131, das 9h30 às 16h30.

Nota do itaú à imprensa

O banco Itaú Unibanco afirma que vem adotando medidas para contribuir com o objetivo de desacelerar a velocidade de propagação da covid-19 e para evitar aglomerações no atendimento presencial na rede de agências e da disponibilização de álcool em gel em suas dependências.

“os aposentados e pensionistas possuem acesso uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 15h. o banco também tem instruído os clientes a manterem entre si a distância mínima. além disso, o itaú reforça a orientação para que os clientes a utilizem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/”, conclui.