Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Aeroporto de Araraquara e São Carlos serão administrados pelo consórcio Voa NW Voa

Da Redação – 16/07/2021

 

O aeroporto de Araraquara “Bartholomeu de Gusmão” será administrado pelo consórcio Voa NW Voa se, da rede Voa SP. O leilão ocorreu, nesta sexta-feira (15), na bolsa de valores brasileira. Ao todo, 22 aeroportos regionais, que atualmente são administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), foram concedidos à iniciativa privada.

A abertura dos envelopes com as propostas, o consórcio Voa NW e Voa se, apresentaram proposta de R$ 14,7 milhões para administrar o lote sudeste, que inclui 11 aeroportos.  Além de Araraquara, neste bloco estão os aeroportos de São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru-Arealva, Marília, Sorocaba, Franca, Guaratinguetá, Avaré-Arandu, Registro e São Manuel.

A Voa SP, atualmente, é responsável pela administração dos aeroportos de Bragança Paulista, Itanhaém, Jundiaí, Ubatuba e aeroporto estadual Campo dos Amarais, em Campinas.

A entrega do gerenciamento à iniciativa privada prevê prestação dos serviços públicos de operação, manutenção, exploração e ampliação da infraestrutura aeroportuária estadual. O prazo de operação na concorrência internacional é de 30 anos e o contrato prevê modelo de remuneração tarifária e não tarifária, com receitas de aluguéis de hangares ou atividades comerciais no terminal, entre outros.