Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Abertas as inscrições do Enem com gratuidade para alunos que faltaram ao exame de 2020; grupo fará provas apenas em janeiro

Por Agência Rádio 2 – 15/09/2021

 

Estudantes que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e não compareceram às provas têm uma nova oportunidade para se inscrever na edição 2021.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, responsável pela organização das provas, reabriu as inscrições para os participantes que, no prazo original, não puderam pleitear a isenção este ano por ter faltado na edição do ano passado – o que fez com que muitos estudantes deixassem de se inscrever;

A reabertura das inscrições para esse público foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, que analisou ação movida por entidades ligadas à educação e partidos políticos.

O prazo para a inscrição desses participantes termina às 11 de 59 da noite do dia 26 de setembro. E eles têm assegurada a isenção da taxa, no valor de 85 reais.

Esses novos inscritos farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Já os 3.109.762 de alunos que haviam se inscrito no prazo original realização os testes nos dias 21 e 28 de novembro deste ano.

Segundo o Inep, desse grupo, 3.040.871 farão a versão em papel do Enem e a modalidade digital será aplicada a 68.891 participantes.

Na edição deste ano, diferente do que aconteceu no Enem 2020, as provas impressa e digital serão aplicadas no mesmo dia, com as mesmas perguntas e mesmo tema de redação.