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O período de transição do ensino fundamental para o ensino médio é apontado como o momento de maior incidência de abandono escolar no Brasil. O ensino médio, que compreende as três séries cursadas após a conclusão dos nove anos do ensino fundamental, geralmente é concluído aos 17 ou 18 anos, considerando que a criança deve ingressar na pré-escola aos 4 anos completos e iniciar o 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SESI/SENAI, com 2.007 pessoas a partir dos 16 anos em todas as unidades da federação, apenas 15 a cada 100 alunos com 16 anos ou mais estão frequentando as salas de aula. As causas para essa situação são diversas, incluindo dificuldade de acesso às escolas e a situação econômica.
A pesquisa constatou que, entre as pessoas que não estudam, 57% afirmaram que abandonaram a escola por falta de condições. Dentre elas, 47 em cada 100 disseram que interromperam os estudos porque precisavam trabalhar para ajudar na renda familiar.
Além disso, um número significativo de estudantes também deixa de estudar por falta de interesse na escola. Apenas 38% das pessoas com mais de 16 anos que atualmente não estudam alcançaram o nível de escolaridade desejado. Aproximadamente 2 a cada 10 casos de abandono entre os 16 e 24 anos são motivados por gravidez ou nascimento de uma criança.
Os dados revelam a importância de ações que visem a mitigar o abandono escolar no ensino médio. É fundamental promover políticas públicas que garantam o acesso igualitário à educação, além de oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A conscientização sobre a importância da educação e o incentivo ao interesse dos estudantes também são essenciais para combater esse problema e garantir um futuro mais promissor para a juventude brasileira.