|
|
Um grupo de pesquisadores da área da psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está empenhado em investigar possíveis associações entre o tempo de uso de tela e a memória de crianças. Para conduzir essa pesquisa, estão convidando pais ou responsáveis a responderem um questionário online, enquanto suas crianças participarão de atividades presenciais no Campus São Carlos.
De acordo com os pesquisadores, diversos tipos de telas, como TVs, celulares e tablets, compõem o universo infantil. Apesar do uso funcional dessa tecnologia em prol do aprendizado na primeira infância, as crianças passam a maior parte do tempo online consumindo diversos conteúdos.
A tecnologia tornou-se um elemento frequente na vida das crianças pequenas em idade pré-escolar, com um aumento significativo de uso ao longo dos anos, intensificado pela pandemia de COVID-19.
A pesquisa está aberta apenas para a pessoa responsável que convive diariamente com a criança. Para participar, é necessário responder um questionário online sobre a criança, que deve ter entre 4 e 5 anos de idade. Além disso, a criança realizará uma atividade para avaliação de sua memória. Os interessados em participar devem entrar em contato com a pesquisadora Catarina Ricca pelo WhatsApp (11) 99706-3661.
Essa iniciativa visa aprofundar o entendimento sobre como o uso de telas impacta a memória infantil, fornecendo insights importantes para orientar práticas saudáveis relacionadas à tecnologia na infância.


por 