Santa Casa de São Carlos realiza captação de órgãos

Na manhã de quarta-feira (22), a Santa Casa de São Carlos realizou a captação de fígado, rins e córneas de um jovem de 22 anos. Cinco pessoas deverão ser beneficiadas com os órgãos doados, em um gesto que salva vidas e reforça a importância da doação de órgãos para a comunidade.

A decisão solidária foi tomada pela família após a constatação da morte encefálica do paciente na terça-feira. Procurando a equipe médica, a família expressou o desejo de realizar a doação, tornando possível que fígado, rins e córneas fossem captados para posterior transplante. Esta é a nona captação de órgãos realizada pela Santa Casa de São Carlos em 2023.

O procedimento foi conduzido por equipes especializadas, sendo a captação do fígado realizada por profissionais de Campinas, enquanto os rins e córneas foram captados por uma equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A ação contou com o apoio fundamental da Comissão Interna Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa de São Carlos.

O envolvimento e interesse prévio da família em contribuir para o bem de outras vidas demonstram a importância de comunicar o desejo de ser doador, pois, no Brasil, são os familiares que autorizam a doação de órgãos. Essa decisão altruísta contribui significativamente para reduzir a lista de espera por transplantes, que atualmente conta com 67.703 pessoas aguardando por órgãos, segundo dados do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.