Do Sínodo, uma carta para o povo de Deus

Por Tiziana Campisi – Vatican News

A XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, no final de seus trabalhos, redigirá uma carta-mensagem para todo o povo de Deus: foi o que disse Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação e presidente da Comissão para a Informação.

Este texto contará  “ao maior número possível de pessoas, e sobretudo àquelas que ainda não foram alcançadas ou envolvidas no processo sinodal”, sobre a experiência vivida pelos membros do Sínodo. O presidente da Comissão para a Informação, Paolo Ruffini, disse aos jornalistas que a Comissão para o documento de síntese preparará um texto para relatar a experiência dos trabalhos sinodais.

O cardeal Jean-Claude Hollerich, relator geral, anunciou que a Comissão responsável decidiu que o texto será relativamente curto e estará a serviço de um processo que continua. Será um texto transitório, com base na experiência da assembleia, que conterá os pontos em que há consenso e aqueles em que há falta de acordo, bem como questões em aberto que precisarão ser estudadas em profundidade do ponto de vista canônico, teológico e pastoral, para serem verificadas em conjunto com o povo de Deus. Terá um estilo simples, não será um documento final, nem será o Instrumentum laboris da próxima assembleia, esclareceu o cardeal, servirá apenas para acompanhar as fases sucessivas do Sínodo sobre a sinodalidade.