|
|
Nesta segunda-feira (17), os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e dezembro começam a receber o aguardado abono salarial referente ao ano-base 2021. A distribuição dos recursos é realizada pela Caixa Econômica Federal, que iniciou os pagamentos desde 15 de fevereiro, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
O benefício, que pode chegar a um salário mínimo, é concedido aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Para receber o abono agora, é necessário ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2021, com uma média salarial mensal de até dois salários mínimos.
Os servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, também terão seus abonos liberados pelo Banco do Brasil, seguindo as mesmas datas do PIS. Tanto para o PIS quanto para o Pasep, os pagamentos estarão disponíveis até 28 de dezembro deste ano. Após essa data, os recursos não sacados retornarão aos cofres do governo.
Neste lote de pagamentos, um total de 4.202.121 trabalhadores serão contemplados, somando o montante expressivo de R$ 4,25 bilhões. Desse volume, 3.659.893 pessoas têm direito ao PIS, enquanto outras 544.228 estão aptas a receber o Pasep.
Os trabalhadores beneficiados com o abono salarial devem ficar atentos às datas de pagamento e não deixar de sacar o valor a que têm direito. Essa iniciativa visa valorizar o trabalhador que atuou durante o ano-base de referência e auxiliar aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.
Aqueles que desejam verificar se têm direito ao abono salarial ou obter mais informações sobre o processo de saque podem acessar o site da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato com o Banco do Brasil, no caso dos inscritos no Pasep.
A expectativa é que aproximadamente 22 milhões de trabalhadores sejam beneficiados, e o montante total a ser pago ultrapassa a marca expressiva de R$ 20 bilhões. Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Uma boa notícia é que a Caixa Econômica Federal, responsável pela distribuição do abono, informou que os trabalhadores que possuem conta no banco receberão o crédito automaticamente. Isso tornará o processo mais ágil e conveniente para milhões de brasileiros.
Para os beneficiários que não possuem conta na Caixa, os valores serão disponibilizados através da Poupança Social Digital. Essa modalidade de conta permite a movimentação do dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, proporcionando facilidade e segurança nas transações financeiras.
No entanto, caso a abertura da conta digital não seja possível, os trabalhadores ainda poderão efetuar o saque utilizando o Cartão do Cidadão e a respectiva senha. Os saques poderão ser realizados em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, agências da Caixa Aqui ou em agências bancárias, de acordo com o calendário de pagamento estabelecido.





por 