|
|
Na manhã do último sábado, a Santa Casa de São Carlos realizou com sucesso a captação de córneas, rins e ossos de um homem de 54 anos. O paciente teve sua morte encefálica constatada na sexta-feira, e o procedimento pôde ser realizado após a família consentir com a doação. A equipe especializada do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto foi responsável pela captação dos órgãos, com o auxílio de profissionais da Santa Casa.
Este evento marca a segunda vez na história da instituição em que ossos são captados na Santa Casa, sendo que somente eles podem beneficiar até 30 pessoas. A enfermeira Camila Amaro, da Organização de Procura de Órgãos com sede no HC de Ribeirão Preto, explicou que o procedimento para captar ossos é semelhante ao realizado para outros órgãos.
Além disso, essa foi a segunda captação de órgãos realizada na Santa Casa em 2023. A primeira ocorreu no dia 4 de janeiro, quando foram captados os rins e o fígado de um homem de 64 anos.
Camila Amaro ressaltou que a legislação brasileira sobre doação e transplante de órgãos e tecidos é muito segura. De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, atualmente 39.327 pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Brasil. Em 2023, já foram realizados 3.348 transplantes, proporcionando esperança e uma nova chance de vida para muitos pacientes.





por 