Chega ao fim, nesta quarta-feira (31), o prazo para os contribuintes enviarem a declaração do Imposto de Renda 2023. A Receita Federal estabeleceu que estão obrigados a enviar o documento aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado. Outras situações também exigem a declaração, e os detalhes podem ser encontrados na página da Receita na internet.
De acordo com estimativas divulgadas pela Receita, neste ano, aproximadamente 39,5 milhões de pessoas estão obrigadas a entregar a declaração. Até o final de semana, mais de 30,2 milhões de contribuintes já haviam transmitido o documento para o fisco.
Aqueles que deixarem de enviar a declaração dentro do prazo estabelecido estarão sujeitos a uma multa mínima de R$ 165,74. No entanto, a penalidade pode chegar a até 20% do imposto devido. Para evitar a multa, se você está obrigado a declarar e ainda não conseguiu reunir todos os documentos necessários, a melhor opção é enviar a declaração incompleta e, posteriormente, fazer uma declaração retificadora.
Quanto mais cedo você corrigir as informações, menores serão as chances de cair na malha fina. Se a declaração ficar incompleta, o documento será retido para uma análise mais detalhada, e o contribuinte poderá ser convocado a comparecer em um posto da Receita para prestar esclarecimentos.
Além disso, há uma outra forma de minimizar as chances de cair na malha fina, que é a utilização da declaração pré-preenchida. No entanto, é importante lembrar que todas as informações devem ser checadas e validadas antes do envio da declaração à Receita Federal.
Fique atento ao prazo final e não deixe para a última hora. Evite problemas e multas desnecessárias, envie sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido.



