Corpo e Mente: Psicóloga fala sobre a saúde mental de jovens e sua origem

Da Redação – 27/04/2023

 

Os principais problemas de saúde mental de jovens têm origem na pobreza, na violência e preconceitos de gênero, revela estudo que ouviu adolescentes no Brasil, na Índia e no Quênia. A pesquisa foi feita pela Organização não Governamental (ONG) Plan International, que defende os direitos das crianças e a igualdade para as meninas.

Jovens que responderam à pesquisa disseram que os principais fatores que levam ao sofrimento emocional são externos, causados pelo ambiente em que vivem. Entre os causadores de estresse estão a pobreza, a violência física e/ou sexual e preconceitos de gênero, que impedem as meninas de alcançar suas aspirações, e os meninos, de expressar emoções ou buscar apoio.

Entre as meninas, as restrições enfrentadas pela falta dificuldade de gerenciar o período menstrual, sobretudo pela falta de acesso a produtos para esse ciclo, também contribuem para que elas se sintam isoladas e deprimidas.

E no Jornal SDS desta quinta-feira, a psicóloga, Juliana Minotti, falou mais sobre esse tema. Confira a entrevista completa: