São Carlos adia o início da operação dos novos radares fixos de velocidade

Da Redação – 04/04/2023

 

Devido a alguns ajustes técnicos, os radares fixos e os equipamentos de fiscalização não metrológicos não entrarão em vigor na próxima quinta-feira(06), conforme havia sido anteriormente projetado. As informações foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, que mantém a expectativa de iniciar a operação dos dispositivos ainda no mês de abril.

No momento, os radares previstos na licitação estão sendo instalados em diversos pontos da cidade. No entanto, devido aos trâmites necessários junto à CPFL para instalação nos postes de energia elétrica e com o Inmetro para aferição dos equipamentos, o início da operação dos detectores de velocidade precisou ser adiado.

De acordo com a licitação vigente, serão dez radares fixos instalados em São Carlos e três equipamentos de fiscalização não metrológicos, que detectam avanço de sinal e de faixa de pedestre.

Após estudo técnico feito pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, também ficou definida a alteração de local de dois radares. Sendo assim, os pontos situados na Av. Francisco Pereira Lopes/Av. Trabalhador São-carlense e Av. Prof. Luís Augusto de Oliveira passam a fazer parte do cronograma, sendo retiradas as localidades da Av. Ray Wesley Herrick e Av. São Carlos.

Os dispositivos de fiscalização precisam dispor de funcionalidades como registro de latitude e longitude e reconhecer placas de veículos. conforme o Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, a etapa de transição será acompanhada de campanhas de conscientização à população.

Os locais onde estarão funcionando os novos radares são os seguintes: Avenidas São Carlos, Getúlio Vargas, Dr. Heitor José Reali, Morumbi, Bruno Ruggiero Filho, Trabalhador Sãocarlense, Miguel Petroni, Comendador Alfredo Maffei e Ray Wesley Herrick. Em todos esses locais, a velocidade máxima permitida será de 60km.