|
|
Da Redação – 27/03/2023
Uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no programa de pós-graduação de Fisioterapia da UFSCar, pretende investigar o impacto da Covid-19 nas condições de saúde de pessoas que tiveram a doença. A pesquisa busca voluntários que passarão por testes completos de saúde, gratuitos, realizados no laboratório de fisioterapia cardiopulmonar da instituição.
De acordo com o pesquisador Aldair Darlan Santos de Araújo, a literatura científica tem sido enfática em afirmar que a Covid-19 traz severas consequências na saúde em geral do indivíduo. Nos últimos anos, os indivíduos com maior severidade, ou seja, aqueles que foram hospitalizados, acabaram ganhando mais espaço dentro do cenário científico.
Ele lembra que a cobertura vacinal tem diminuído bastante o número de casos graves, ou aqueles que necessariamente precisaram de hospitalização, sobrando agora indivíduos, em sua maioria, com síndrome gripal, que não precisaram de internação. Frente a isso, o estudo vem na tentativa de identificar se indivíduos com menor gravidade também experimentam efeitos deletérios após a infecção por coronavírus, sobretudo na capacidade funcional e função pulmonar.
Podem participar da pesquisa homens e mulheres, a partir de 18 anos, que já tiveram covid-19, com confirmação da infecção por intermédio de testagem, e que venham sofrendo com algum sinal ou sintomatologia persistente como fadiga, falta de ar, dor de cabeça, queda de cabelo e dor articular. eles passarão pela avaliação completa, de forma gratuita. Os testes são realizados com alto rigor e o resultado é entregue na hora com as explicações clínicas pertinentes ao participante.
As pessoas interessadas podem entrar em contato com o pesquisador pelo e-mail aldairdarlan1@gmail.com ou pelo telefone (11) 98416-3187, até o mês de agosto.





por 