|
|
Da Redação – 23/03/2023
O presidente da Câmara de São Carlos, Marquinho Amaral, agendou para hoje, às 19h30, a realização de uma Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, serão prestadas homenagens oficiais a mulheres de destacada participação em diversos setores de atividade no município.
Indicadas pelos vereadores, estarão sendo homenageadas as senhoras Alvanira Conceição de Oliveira , Claudinéia da Silva Chaves, Dirce Maria de Falco Siqueira, Dirlei Martins Franco, Maria da Conceição Souza Carvalho da Silva, Maria Fernanda Cereda ,Maristela Cordoba Lopes, Neide Figueiredo dos Santos, Neusa Fátima Dias Silva, Renata Alves Rodrigues e Rozimarie Teixeira Braz Fernandes.
No entanto, a bancada feminina na Câmara Municipal, integrada pelas vereadoras Cidinha do Oncológico, Laíde das Graças Simões, professora Neusa e Raquel Auxiliadora, emitiu comunicado no qual manifesta posicionamento a respeito da sessão solene. Segundo elas, em fevereiro passado, o presidente do legislativo, com todos os vereadores reunidos, incumbiu a Bancada Feminina da Câmara Municipal de organizar a sessão solene do Dia Internacional das Mulheres.
As quatro vereadoras reunidas organizaram uma proposta para homenagear as “Mulheres do Direito” que atuam na cidade de São Carlos como juízas, defensoras, procuradoras e advogadas. O entendimento das vereadoras foi de considerar a importância de indicar uma categoria de mulheres, despersonalizando a homenagem e evidenciando a ainda pequena presença das mulheres em cargos concursados do judiciário.
Ao levar a proposta aos demais vereadores, não houve consenso, uma vez que eles não concordaram com a proposta de uma indicação coletiva, querendo manter a possibilidade de cada um indicar a sua homenageada. Assim, buscando o diálogo, a bancada feminina se dispôs a abrir mão da proposta das “Mulheres do Direito”, para que outra categoria de mulheres fosse indicada. Contudo alguns vereadores homens, não abriram mão de indicar cada um, uma mulher.
Nesse sentido, a Bancada Feminina da Câmara de São Carlos, apesar de estender às mulheres homenageadas solidariedade e luta por direitos e esperar que recebam a homenagem sem constrangimento, optou por não indicar nenhuma homenageada individualmente. Nem tampouco comparecer à sessão solene convocada à revelia da vontade coletiva das mulheres eleitas na cidade.





por 