|
|
Da Redação – 20/03/2023
A prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social, está notificando as famílias que estão em descumprimento das condicionalidades do programa bolsa família, na área de educação e saúde, que são compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias quanto pelo poder público para reforçar o acesso aos direitos sociais básicos.
Para receber o Auxílio Brasil, é preciso cumprir requisitos de saúde, como vacinação e acompanhamento nutricional de crianças menores de sete anos e pré-natal de gestantes, e de educação, como taxas mínimas de frequência escolar.
O Centro de Referência da Assistência Social de Ibaté, de acordo com o protocolo de gestão integrada de serviços, benefícios e transferência de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem como prioridade de atendimento às famílias que recebem Bolsa Família e que, principalmente estão em descumprimento de condicionalidades do programa de transferência de renda.
A coordenadora do CRAS, Vilma Santos, aponta que o último relatório constam 38 famílias que estão com o benefício bloqueado no mês de março, por motivo de excesso de faltas escolares. Essas famílias devem procurar o CRAS com urgência, para atendimento individual, a fim de receberem orientações sobre o auxílio, com o objetivo de superar tal vulnerabilidade.
O bloqueio é o segundo efeito gradativo que as famílias têm, uma vez que reincidem na situação de descumprimento, nesse caso excesso de faltas escolares.





por 