São Carlos e Araraquara se manifestam após reportagem da Folha de São Paulo, e nega aplicação de imunizantes vencidos

Da Redação – 05/07/2021

 

Um dos municípios a negar a aplicação de imunizantes fora da validade foi São Carlos. Segundo a Secretaria de Saúde do município, 3.150 doses do lote citado pelo jornal chegaram em São Carlos no dia 26 de fevereiro, com data de validade para 29 de março, foram administradas entre os dias 1º e 16 de março de 2021, ou seja, antes do prazo de vencimento.

A secretaria ainda apresentou uma lista de doses aplicadas citadas pelo jornal, todas no início do mês de março, entre os dias 1 e 3 de março.

Em Araraquara, segundo a reportagem da Folha de São Paulo, ao menos 13 vacinas podem ter sido aplicadas. A Secretaria de Saúde do município se pronunciou, afirmando que está investigando o fato. As pessoas que receberam as doses já foram identificadas e a prefeitura está entrando em contato com cada uma.

As doses utilizadas em Araraquara teriam sido distribuídas em cinco pontos de vacinação: 7 no Serviço Especial de Saúde (Sesa), 2 na vigilância eEpidemiológica, 2 no Adalberto Roxo, 1 no Iedda e 1 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier.

Além de Araraquara, também foi registrada aplicação de uma dose vencida em Américo Brasiliense, sete doses em Matão e uma em Nova Europa.

Segundo a nota da secretaria, “Causa estranheza o fato de cada frasco da vacina render uma média de 10 doses e a suspeita apontar 13 doses em pontos de vacinação distintos. Além disso, é orientação que os profissionais da saúde confiram a data de validade do imunizante antes da aplicação”.

Ainda, segundo anota, “Uma das hipóteses que estão sendo consideradas é de lançamento com atraso da aplicação dessas doses no sistema do Ministério da Saúde, mas o fato vai ser apurado e, se houver necessidade, essas 13 pessoas receberão o imunizante novamente”.