Para gerar renda na pandemia, 33% fizeram serviços temporários e 14% recorreram a empréstimos

Por Agência Rádio 2 – 29/06/2021

 

Pelo menos 49 por cento dos brasileiros tiveram que buscar recursos extras, para manter as contas em dia durante a pandemia.

Desse total, 14 por cento recorreram a empréstimos, metade em instituições financeiras e o restante com parentes ou amigos.

Os números são da pesquisa: “Crédito PF – Impactos da Covid-19 no Endividamento das Pessoas Físicas” divulgada pela consultoria EY Brasil.

O levantamento mostra que entre os que procuraram instituições financeiras, a maioria, 78 por cento, optaram por bancos tradicionais.

Outros 15 por cento buscaram recursos em bancos digitais ou fintechs.

A necessidade de obter dinheiro extra também fez 33 por cento dos entrevistados exercerem algum tipo de serviço temporário.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, em 2020 ocorreram mais de dois milhões de contratações, quase 35 por cento a mais que em 2019.

Em entrevista ao Infomoney, o mestre em Economia Aplicada pela USP, Lucas Sousa, diz que boa parte das contratações temporárias ocorreu na produção de alimentos, na fabricação de eletrodomésticos, em serviços da tecnologia da informação e segurança, e no agro-negócio.

Foram os setores que mais precisaram de mão de obra no segundo semestre do ano passado, após a fase mais aguda da pandemia, afirma ele.