5 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra covid-19 atrasada segundo pesquisa

Da Redação – 02/06/2021

 

Cinco milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 pendente. Um dos motivos foi a interrupção na produção de imunizantes no mês de maio, provocada pela falta de insumos, mas também há casos de pessoas que deixaram de se vacinar.

Em abril foram aplicadas 24 milhões de vacinas em todo o país, número que caiu para 21 milhões e meio no mês passado. Entre os que receberam a segunda dose, o número passou de 10 milhões e 600 mil, em abril, para seis milhões e 600 mil em maio.

Os números foram divulgados pela Agência Reuters e têm como base dados da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, e das Secretarias Estaduais de Saúde. O Ministério da Saúde informa que, até agora, 21 e meio por cento da população receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

Outros dez e meio por cento estão com o esquema vacinal completo. A expectativa do órgão é entregar esse mês aos estados 41 milhões e 900 mil doses de imunizantes.

Desde o início da campanha, quase 68 milhões e 600 mil vacinas foram aplicadas, de acordo com levantamento divulgado na noite de primeiro de junho, pelo consórcio de veículos de imprensa. Desse total, pouco mais de 46 milhões e 200 mil pessoas receberam a primeira dose e cerca de 22 milhões 370 mil tomaram a segunda dose.