Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

4 mil veículos deixão de pagar IPVA em São Carlos

Da Redação – 29/12/2021

 

Em São Carlos, 4 mil veículos deixarão de pagar IPVA no município. Os veículos, todos de ano de fabricação 2002 entrarão no enquadramento de isentos de mais de 20 anos de circulação.

No total, mais de 74,6 mil veículos estarão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) na cidade. O número representa 38% dos 195,5 mil veículos registrados na cidade.

Os preços dos automóveis, atualizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficaram 22% mais caros. Para quem tem moto ou caminhão o aumento foi ainda maior, de 23,3% e 25,1%, na ordem. Camionetas e utilitários subiram 23,5%.

O aumento foi causado pela inflação dos carros. A falta de peças eletrônicas nas linhas de montagem de montadoras gerou escassez de veículos 0 km nas concessionárias. Como os seminovos são opção, houve aumento de preços em cascata.

As alíquotas são as mesmas de sempre, válidas para o estado de São Paulo. Novos e usados pagam: 4% entre os veículos de passeio, 2% entre as motos e simulares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado. Os caminhões pagam 1,5%. A taxa sobre veículos de locadoras teve mudanças. Caiu de 4% para 1% conforme mudança aprovada na Assembleia Legislativa.